segunda-feira, 16 de maio de 2011

Novas carteiras de estudantes de Fortaleza já estão sendo liberadas


O desbloqueio dos documentos emitidos em 2011 começou ontem e está sendo feito nos próprios ônibus e vans

Uma movimentação tranquila marcou o primeiro dia de funcionamento das novas carteiras de estudante na sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). O desbloqueio dos documentos emitidos em 2011 começou ontem e está sendo feito no próprio validador dos ônibus e vans. Já as carteiras de 2010 estão bloqueadas desde sábado. Para prestar esclarecimentos sobre o procedimento e solucionar eventuais problemas, a Unidade de Atendimento ao Estudante (Unae) da Etufor esteve à disposição dos alunos durante o domingo.

Até o final da manhã, o órgão havia recebido apenas 28 casos. Segundo Ivanderly Carvalho, chefe da divisão de atendimento ao estudante, o número é pequeno diante das 359 mil carteiras entregues e representa um resultado bastante positivo para a entidade.

De acordo com a funcionária, a maioria dos atendimentos feitos ontem foram de novas carteiras que continuavam bloqueadas. Como no caso da dona de casa Ana Carla Mesquita que precisou pagar a passagem inteira de um de seus filhos, porque nem a documentação nova nem a antiga foram aceitas no validador do terminal de ônibus Antônio Bezerra.

"É um absurdo, uma falta de respeito com a gente. Acaba sendo mais um transtorno ter que ir na Etufor para resolver o problema", reclama a dona de casa.

Dificuldades

A falha com documentações que continuam bloqueadas, conforme Ivanderly Carvalho, pode ser apenas no validador do transporte público, por isso ela ressalta que é necessário o estudante procurar a Unae e checar a situação.

Outro problema comum durante o primeiro dia foi de alunos que ainda não receberam a documentação, como Cecília Rodrigues, 19 anos. A universitária conta que fez o pedido da nova carteira ainda em dezembro de 2010.

A adolescente Iara Correia de Lima, 15 anos, também não recebeu o documento. "Eu fiz meu pedido no final do ano passado, mas mudei de escola. Agora, a atual diz que minha carteira deve ser entregue pela antiga e a antiga diz que é pela atual. Enquanto isso tenho que pagar a passagem inteira", diz.

Conforme a chefe da Unae, o prazo médio para que as carteiras fiquem prontas é de 35 dias. O alunos que não receberam o documento devem procurar sua entidade estudantil para se informar do processo. Ao todo, são nove entidades secundárias e sete universitárias.

A Etufor espera que hoje o movimento seja maior, já que o transporte público atende a um número maior de pessoas durante dias úteis. "Acreditamos que mais estudantes nos procurem nesta segunda-feira, tanto para desbloquear quanto para solicitar suas carteiras", afirma Ivanderly Carvalho.

A expectativa da Etufor é de que sejam emitidas 400 mil novas carteiras em 2011.

ENQUETE
Demora para receber

"Eu ainda não recebi a nova carteira. Pedi no ano passado e até agora não chegou. Vou ter que pagar inteira até receber" Camila Sirlene, 21 ANOS, Estudante

"Eu pedi minha carteira em dezembro, pelo Prouni, mas também não chegou. Minha amiga está em igual situação" Cecília Rodrigues, 19 ANOS, Estudante

Um comentário:

Carola disse...

eu acho uma coisa riicula eu pedir a carteira nova e ter de ir à etufor e desbloquear 2 vezes.Desde o dia primeiro que uso a carteira nova. Hoje, dia 16, essa nova carteira foi bloqueada. Eu pergunto: é organizada essa instituição?! Lá vou eu amanhã. enfrentar filas sem necessidade.