Durante os dias 17 e 18 de novembro de 2011, será realizado o Labirinto Formativo - I Encontro de Monitores da Rede de Formação Telecentros.BR. A programação do evento está organizada em oficinas, palestras e Grupos de trabalho com temáticas voltadas para a articulação da formação em Rede e ampliação das ações dos Projetos Comunitários.
Apresentação
O Encontro presencial de monitores do Polo Estadual do Ceará, sinaliza mais um marco da linha histórica do Programa Nacional para Inclusão Digital – Telecentros.BR.
A experiencia de aprendizagem a distância compartilhada na Rede, traz uma outra dimensão de construção sob diversas metodologias que refletem diferentes paradigmas do que seria um processo de aprendizagem. A proposta é garantir um encontro presencial que possa proporcionar uma aproximação dos atores da formação ( monitores, comunidade, tutores, supervisores) e despertar questionamentos sobre a mobilização social que o Programa propõem: utilização das tecnologias da informação e comunicação para promover ações na comunidade onde os telecentros estão inseridos.
Os monitores estão vivenciando um processo de construção de diversas formas: do conhecimento, de sua identidade, da sua atuação na sua comunidade, entre outros. O encontro presencial será a passagem para uma fase de aprofundamento e compartilhanento de tudo que vem sendo proposto durante a formação buscando garantir o sentimento de pertencimento, bem como o engajamento dos telecentristas na construção de uma efetiva comunidade de práxis.
Contemplando os princípios e diretrizes comuns da Rede Nacional de Formação Para Inclusão Digital nas Comunidades os encontros presenciais se propõem ao acolhimento dos monitores em uma ação que envolverá a escuta sensível e a troca permanente de experiências considerando os seus diferentes níveis com o proposito de garantir uma aprendizagem compartilhada.
Metodologia
O curso para formação de monitores será desenvolvido fundamentado pela metodologia colaborativa e pela mediação interativa de autoria com o propósito de ampliar o nível de interação "um-todos" para "todos-todos" em uma relação dialógica e solidária.
Será de fundamental importância neste processo a constante reflexão sobre o papel do monitor como mediador potencial do processo de construção do conhecimento nos diferentes ambientes de aprendizagem que serão ativados. Isto implica disser que a relação dialógica e de solidariedade serão a tônica da relação entre Tutor e Monitor.
Nas etapas de formação dos Monitores assumindo, portanto o princípio da auto-organização do Moodle facilitando a navegação dos participantes, promovendo maior interatividade no uso das interfaces a partir das explorações, descobertas e criatividade dos envolvidos que de forma colaborativa e solidária constituirão suas autorias ecologizando as ferramentas disponíveis de forma a desmistificar e romper com a perspectiva mecânica do depósito informacional e das tarefas executadas que se fazem presentes na lógica de outras experiências online. Tal experiência será fundante para o envolvimento e engajamento dos participantes no encontro presencial que deverá continuar favorecendo o compartilhamento e divulgação nas Redes Sociais dos processos formativos.
Tais pressupostos conduzem para a construção e valorização dos saberes dos sujeitos envolvidos potencializando sua participação e engajamento na Ecologia Web proposta pela Rede Nacional de Formação enquanto dispositivo de ativação das aprendizagens solidárias.
Estrutura Organizacional do evento
Os encontros presenciais durante o processo formativo dos monitores telecentristas terão na sua base de organização o principio da integração e troca de experiências vivenciadas nas ações cotidianas do telecentro.
Nesta perspectiva a organização do Labirinto Formativo prevê dois dias de encontros, debates e aprendizagens colaborativas e solidarias contemplando diferentes possibilidades de participação através das palestras, debates, grupos de estudo (GT) e oficinas.
A estruturação das atividades deverá ter como foco principal o desenvolvimento do Projeto Comunitário nas Comunidades e para isso iremos trabalhar as palestras, oficinas e Grupos de trabalho focando em quatro categorias principais que serão norteadoras para a tutoria e supervisão dos projetos a serem desenvolvidos.
As categorias:
Informática Educativa
Arte e Cultura
Espaços Digitais e Analógicos
Sustentabilidade
As Palestras abordarão grandes temas relacionados a formação dos monitores e sua participação na Formação da Rede;
As Oficinas serão desdobramentos práticos das categorias elencadas e servirá como base prática para trazer fundamentar o contexto e aplicação dos desdobramentos das temáticas;
Os Grupos de Estudo – Gts devem promover o aprofundamento das temáticas e o estabelecimento de relações com os projetos que estão sendo desenvolvidos pelos monitores. Dando assim, suporte teórico que ajude o monitor a avançar na elaboração de suas ações na comunidade;
O Linkando Experiência – mantém a lógica desenvolvida no Polo Ceará com o compartilhamento de experiências e troca de conhecimentos que agregam ao processo aprendente dos envolvidos na Rede. Estes momentos no encontro presencial irão garantir o entrosamento e parceria entre Tutores e Monitores para o acompanhamento dos projetos e deve ter um carater personalizado uma vez que cada Tutor estará com seu grupo de monitor;
O Palco Livre – será um espaço aberto para as apresentações dos trabalhos realizados tanto nas oficinas como nos Gts. Importante também fazer uma divulgação para que os Monitores usem este espaço livremente nos horários de intervalo para falar, publicar e compartilhar músicas, poesias, cordel ou qualquer outra forma de manifestação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário