terça-feira, 17 de maio de 2011

Projeto Comunitário - Bairro Cidade Nova







CONSTRUINDO O PROJETO

Parte 1


O Projeto Comunitário deve combinar os interesse da comunidade e os seus , agora vamos propor um mapeamento de suas ações para conhecermos melhor quem vai fazer parte de seu Projeto, seus hábitos, vontades, sonhos e outros. Fiquem atentos para o que tem vontade de fazer e mudar na sua comunidade!


  1. O que você entende por Projeto Comunitário?

Um projeto comunitário, é conhecer as dificuldades que sua comunidade enfrenta, e criar um projeto para ajudar essa comunidade.


  1. Atualmente trabalha no telecentro que faz parte da comunidade onde mora? Onde é o telecentro? Onde você mora? E quanto tempo você mora nessa comunidade? Relate um pouco a sua vida desde que chegou lá.

Sim, estou na Escola Durval Aires na Cidade Nova, no bairro onde moro, eu já moro nesse bairro a 14 anos, a Cidade Nova é um bairro muito bom, quando eu cheguei para morar na era uma bairro muito deserto, cheio de mato, violências, as ruas não tinha calçamento, asfalto, era só areia, mais é um bairro muito bom de se mora além das dificuldades que a nossa comunidade enfrenta hoje em dia, que são as violências, as drogas, os buracos, a falta de lazer e muito mais.


  1. O que mais gosta na sua comunidade? Por que?

A minha comunidade é muito carente, muito simples.


  1. Tem muitos amigos em seu bairro? Se julga uma pessoa “ativa” nas atividades que acontecem em seu bairro? Relate as ações que você já participou, seja como organizador ou como participante.

Sim, tenho muitos amigos, sou muito conhecido, e depois da participação no Seliga foi que eu fiquei mesmo. Sou uma pessoa muito prestativa, gosto muito de ajudar a minha comunidade, as vezes algumas pessoas mim pedem para mim ajuda-ló a ajustar o relógio do celular, e claro eu vou e ajudo com maior prazer. Vou continuar a ajudar minha comunidade no que eles precisarem, e claro levando lazer, educação e saúde para eles.


  1. Teve alguma mudança marcante em sua comunidade nos últimos anos? O que? O que achou disso?

A única mudança nos últimos foi a instalação do projeto Seliga, que vem melhorando a vida de todos, não só a minha mais da comunidade em geral, com a inclusão sócio-digital e a educação.


  1. Tem alguma coisa que mudaria na sua comunidade? Por que?

Muita coisa, a coleta do lixo, as ruas com saneamento básico e sem buracos, laser para comunidade, esportes, educação, saúde, e tudo que uma comunidade merece.

  1. Conversando com os monitores veteranos, com o pessoal da comunidade e da escola, você sabe o que funcionava antes no local que hoje é o telecentro? Quem freqüentava? Sempre foi um espaço público?

Na minha comunidade o Telecentro Durval Aires é novo foi instalado em 2008, e não tinha laboratório de informática, foi criado um laboratório depois que o Seliga chegou na escola, então não dá para falar muito sobre o Seliga na comunidade. Em 2008, o telecentro era numa sala bem pequena de lado da Diretoria e só tinha 8 computadores, no final de 2009 para o começo de 2010, criaram uma nova sala de informática com espaço para 20 computadores, e hoje tem mais espaços e computadores que dá para atender toda a comunidade.


  1. Conhece alguma história sobre o local? Algum conhecido seu já foi monitor ou usuário do telecentro? O que eles falam pra você? Relate essa vivência.

Não muito bem. Tenho amigos meu que já foram monitor e usuários do telecentro. O meu amigo que já foi monitor, ele falou que muito bom da aula e principalmente para os adolescentes e adultos, e já alguns amigos que foram usuários e até meus alunos falaram que muito bom os cursos e a maneira que eu repasso minhas aulas, apenas eles não gostaram do currículo porque é online, mais é muito bom esta no Seliga.


  1. Quem são as pessoas da comunidade (líderes, representantes, voluntários e etc.) ou instituições ( associações, comerciante e etc.) que podem contribuir para o seu projeto?

Ainda não tenho nenhum participante, mais espero contar com a participação dos comerciantes, órgão da prefeitura de Maracanaú, e alguns amigos.


  1. Elabore uma ficha (formulário de identificação) com os dados que são importantes para identificar nessas pessoas (Nome, papel na comunidade, no que vai ajudar e etc.).

Nome:

Sexo:

Data de Nascimento:

Órgão atuante:

Método de ajuda:


  1. Preencha pelo menos 03 formulário que criou na questão anterior.

Nome: Germano Bruno

Sexo: Masculino

Data de Nascimento: 28 de Novembro de 1990

Profissional ou Órgão atuante: Estudante

Método de ajuda: Voluntário



Nome: Hélio

Sexo: Masculino

Data de Nascimento: 30 de Junho de 1980

Profissional ou Órgão atuante: Comerciante

Método de ajuda: Doações, divulgações, custos.



Nome: Edmar e/ou Elisbete

Sexo: Masculino(Edmar) Feminino (Elisbete)

Data de Nascimento: 30 de Agosto de 1965 (Edmar) 14 de Junho de 1968 (Elisbete)

Profissional ou Órgão atuante: Diretores da Escola Durval Aires

Método de ajuda: Divulgação, Doações, espaço, contatos, acompanhamentos, equipamentos.


  1. Elabore uma lista de perguntas que poderá fazer a essas pessoas. Ex.: Desde quando mora na comunidade? Em quais ações acha que pode participar? Como acha que pode ajudar a comunidade? O que você gostaria que tivesse na região? O que gostaria que tivesse no telecentro?

  • Como acha que poderia ajudar nosso projeto?

  • O que acha do telecentro na comunidade?

  • O que acha que pode ser melhorado no projeto?

  • Tem alguma sugestão a dar como ação concreta no projeto?



  1. Liste as principais ações que irão nortear suas pesquisa para o seu Projeto, como vai ser feito o mapeamento. Ex.: Local, horário, reuniões, conversa individual, pesquisas e outros.

  • Principais necessidades da comunidade em geral;

  • Como realizar ações;

  • Como conseguir apoio;

  • Como montar a equipe idealizadora do projeto;

  • Prazos e metas;

  • Como se dará a ação;

  • Colher sugestões da população através da redes e mídias sociais;

  • Divulgar através das mesmas.



  1. Como pretende fazer o registro desses momentos? Ex.: Ata, vídeos etc.

Tudo deve ser registrado as pessoas e esses momentos irão render um ótimo histórico.

  • Fotos;

  • Vídeos;

  • Redes Sociais;

  • Mídias sociais.





CONSTRUINDO O PROJETO – Parte 2




    15. Assista o vídeo, poste em seu blog e comente:

Links de dois vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=50j7p7f6COc

http://www.youtube.com/watch?v=G6VG6F-U9NI



  1. Por que você acha importante ter um Projeto Comunitário? Por que o seu Projeto é importante?

    Um projeto comunitário é muito importante, é onde você conhece as necessidades da sua comunidade e ajuda e deixa a sua marca profissional.


  1. Surgiu ideias novas após a atividade de ontem? Quais?

Sim, pensei em falar e convidar para participar na coordenação junto comigo, com amigos e vizinho que poderem mim ajudar nesse projeto.


  1. Tem algum monitor e ou supervisor que pode participar na execução do seu Projeto? Quem?

Acredito que o meu supervisor Franciwesllen vai me ajudar nesse projeto, e o pessoal da gestão da escola que eu estou.

  1. Que mudanças seu Projeto visa trazer para a comunidade?

Pelo o vídeo que tem, é mais ou menos o meu projeto, trazer mais educação, lazer, informação, inclusão.


  1. Faça uma pesquisa, na internet, sobre o que é um Conselho Gestor. Interpretando a sua pesquisa, descreva com suas palavras o que você acha o que é um Conselho Gestor.

Um Conselho Gestor, é manter um reunião, para saber como esta sendo o andamento da coisa, é manter um acompanhamento mais próximo e tomar providencias.


  1. Qual a importância de se criar um Conselho Gestor para os Telecentros?

Monitorar os alunos, saber os que eles estão fazendo, frequência, os problemas do telecentro, e novas idéias para um bom atendimento ao público.


  1. Um Conselho Gestor pode ajudar no seu Projeto? Como?

Claro, um Conselho Gestor em qualquer projeto é fundamental, e com outras pessoas do seu lado lhe acompanhando, lhe dando idéias, lhe ajudando é muito melhor, porque só um pessoa no trabalhando no projeto pode causar problemas e tendo alguém para lhe ajudar não vai ter problemas, porque um vai ajudar o outro.



segunda-feira, 16 de maio de 2011

Mais de 130 vagas para estágio são ofertadas em Fortaleza


O Programa de Estágio da TIM está com inscrições abertas, para as áreas de rede, TI, comercial, marketing, financeiro, jurídico, recursos humanos, entre outras:

TIM
Vagas: 130
Inscrições: até 15/05
www.jangadeirooline.com.br

O Instituto Euvaldo Lodi também oferece oportunidades, mas para estudantes de administração:

IEL
Administração
Vagas: 04 vagas
Bolsa: R$ 581,00 + auxílio transporte
Tel.: (85)3421.6514 / 6511
Site: www.jangadeiroonline.com.br

Primeira edição do concurso nacional para professores será em agosto de 2012

A primeira edição da Prova Nacional de Concurso para Ingresso na Carreira Docente será em agosto de 2012. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que será responsável pela aplicação do exame, cujo objetivo é auxiliar estados e municípios a selecionar professores para trabalhar nas redes públicas.

A proposta foi anunciada no ano passado pelo Ministério da Educação (MEC) a partir do diagnóstico de que os concursos para professores da rede pública eram, em geral, mal elaborados. O modelo que está sendo desenvolvido assemelha-se ao do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O professor interessado participa da prova e, de posse da nota, poderá ser selecionado para trabalhar nas redes de ensino dos estados e municípios que aderirem à proposta. A previsão é que os resultados sejam divulgados em janeiro de 2013.

Um comitê de governança está concluindo a matriz de referência que irá indicar quais conteúdos e habilidades serão cobrados do candidato. O grupo é formado por representantes do Inep, do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e de entidades de pesquisa em educação como a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped).

De acordo com a matriz proposta pelo Inep, a prova vai avaliar o profissional a partir de três dimensões: profissão docente e cidadania, trabalho pedagógico e domínio dos conteúdos curriculares. Serão exigidos conhecimentos em temas como políticas educacionais, gestão do trabalho pedagógico, além do domínio dos conteúdos como língua portuguesa, matemática, história e artes.

A previsão é que o documento seja concluído até o início do segundo semestre. Em seguida, o Inep abrirá uma chamada pública para convocar especialistas interessados em elaborar itens para o exame.

Da Agência Brasil

Novas carteiras de estudantes de Fortaleza já estão sendo liberadas


O desbloqueio dos documentos emitidos em 2011 começou ontem e está sendo feito nos próprios ônibus e vans

Uma movimentação tranquila marcou o primeiro dia de funcionamento das novas carteiras de estudante na sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). O desbloqueio dos documentos emitidos em 2011 começou ontem e está sendo feito no próprio validador dos ônibus e vans. Já as carteiras de 2010 estão bloqueadas desde sábado. Para prestar esclarecimentos sobre o procedimento e solucionar eventuais problemas, a Unidade de Atendimento ao Estudante (Unae) da Etufor esteve à disposição dos alunos durante o domingo.

Até o final da manhã, o órgão havia recebido apenas 28 casos. Segundo Ivanderly Carvalho, chefe da divisão de atendimento ao estudante, o número é pequeno diante das 359 mil carteiras entregues e representa um resultado bastante positivo para a entidade.

De acordo com a funcionária, a maioria dos atendimentos feitos ontem foram de novas carteiras que continuavam bloqueadas. Como no caso da dona de casa Ana Carla Mesquita que precisou pagar a passagem inteira de um de seus filhos, porque nem a documentação nova nem a antiga foram aceitas no validador do terminal de ônibus Antônio Bezerra.

"É um absurdo, uma falta de respeito com a gente. Acaba sendo mais um transtorno ter que ir na Etufor para resolver o problema", reclama a dona de casa.

Dificuldades

A falha com documentações que continuam bloqueadas, conforme Ivanderly Carvalho, pode ser apenas no validador do transporte público, por isso ela ressalta que é necessário o estudante procurar a Unae e checar a situação.

Outro problema comum durante o primeiro dia foi de alunos que ainda não receberam a documentação, como Cecília Rodrigues, 19 anos. A universitária conta que fez o pedido da nova carteira ainda em dezembro de 2010.

A adolescente Iara Correia de Lima, 15 anos, também não recebeu o documento. "Eu fiz meu pedido no final do ano passado, mas mudei de escola. Agora, a atual diz que minha carteira deve ser entregue pela antiga e a antiga diz que é pela atual. Enquanto isso tenho que pagar a passagem inteira", diz.

Conforme a chefe da Unae, o prazo médio para que as carteiras fiquem prontas é de 35 dias. O alunos que não receberam o documento devem procurar sua entidade estudantil para se informar do processo. Ao todo, são nove entidades secundárias e sete universitárias.

A Etufor espera que hoje o movimento seja maior, já que o transporte público atende a um número maior de pessoas durante dias úteis. "Acreditamos que mais estudantes nos procurem nesta segunda-feira, tanto para desbloquear quanto para solicitar suas carteiras", afirma Ivanderly Carvalho.

A expectativa da Etufor é de que sejam emitidas 400 mil novas carteiras em 2011.

ENQUETE
Demora para receber

"Eu ainda não recebi a nova carteira. Pedi no ano passado e até agora não chegou. Vou ter que pagar inteira até receber" Camila Sirlene, 21 ANOS, Estudante

"Eu pedi minha carteira em dezembro, pelo Prouni, mas também não chegou. Minha amiga está em igual situação" Cecília Rodrigues, 19 ANOS, Estudante

Ceará receberá R$1,6 mi para leitos de UTI


Serão habilitados 12 novos leitos. Dois na Santa Casa de Sobral e dez no Gonzaguinha de Messejana

O Ministério da Saúde anunciou um investimento anual de R$ 96,4 milhões para a habilitação de 629 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e na reclassificação de outros 101 em todo o País. No Ceará, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral e o Gonzaguinha de Messejana foram os institutos escolhidos para serem contemplados com a iniciativa.

No total, o Estado receberá do Governo Federal um montante de R$ 1.654.456,32 para habilitar e reclassificar novos leitos de UTI nessas duas unidades de saúde. Na Santa Casa de Sobral, serão recuperados apenas dois leitos adultos, já no Gonzaguinha de Messejana o número de unidades a ser habilitadas é um pouco maior: dez, sendo todas neonatais.

As ações de investimento, de acordo com o Ministério da Saúde, são resultado da tentativa do Governo Federal em ampliar o acesso da população aos serviços públicos de saúde e melhorar a qualidade da assistência oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Assistência

Além do Ceará, 15 estados serão beneficiados com a iniciativa que contemplará 68 hospitais distribuídos em 53 municípios brasileiros. São Paulo é o estado que vai receber o maior investimento: 53.481.006,72, seguido por Pernambuco com R$15.251.990,40.

Conforme informações do Ministério da Saúde, do total dos novos leitos que deverão ser habilitados, 411 serão destinados para o tratamento de adultos, 161 para recém-nascidos e 57 para crianças. A partir desta nova oferta, o Brasil passa a contar com 16.808 leitos de UTI disponíveis na rede pública de saúde. No Ceará, a situação dos leitos de UTI foi tema por diversas vezes de discussão.

Em fevereiro, por exemplo, a Justiça Federal determinou que a União, o Estado e o Município de Fortaleza instalassem novos leitos de UTI neonatal em todos os hospitais credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Ceará

Segundo o titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Arruda Bastos, a expectativa é de que a quantidade de unidades de leitos de UTI aumente ainda mais com a inauguração do Hospital Regional do Norte, em Sobral, prevista para o segundo semestre deste ano. "Com a chegada do Hospital Regional serão mais 30 leitos (dez neonatal, dez pediátrico e dez adulto). Crescendo para 50 o número total de leitos de UTI somente nesta região", comenta.

Conforme Arruda Bastos, espera-se ainda o credenciamento de mais 20 leitos de UTI adulto e 15 de semi-intensiva no Hospital Regional do Cariri. As unidades deverão começar a funcionar no final do próximo ano.

O secretário da Sesa informa ainda que um dos dois novos leitos habilitados pelo Ministério da Saúde na Santa Casa de Misericórdia de Sobral já começou a funcionar. Contudo, o restante só deverão estar pronto para utilização apenas em julho de 2012.

No ano de 2009, o Ceará contava com apenas 118 leitos de UTI neonatal. A Secretaria da Saúde do Estado não soube informar quantos leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) estão disponíveis hoje para a população cearense.

JÉSSICA PETRUCCI
REPÓRTER

ORIENTAÇÃO
Comitê acompanhará processos da saúde

Com a finalidade de acompanhar os processos relacionados à saúde, será apresentado amanhã, 17, na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará, (OAB-CE), o Comitê Estadual de Saúde composto por juízes estaduais e federais, promotores e membros da Ordem no Ceará e das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde.

Segundo Ricardo Madeira, presidente da Comissão de Saúde da OAB-CE, o grupo será responsável por auxiliar, através de orientações, os magistrados nos processos que envolvem assuntos ligados à questão da saúde. "Esse é um dos principais objetivos do Comitê, ou seja, ajudar o Judiciário nas suas decisões que dizem respeito, por exemplo, à disponibilização de leitos e de medicamentos".

A formação do Comitê foi uma decisão tomada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa deve ser implantada em todos o estados brasileiros.

Demanda

No Ceará, conforme o Diário do Nordeste informou na edição do dia 3 deste mês, estão em tramitação no Tribunal de Justiça 8.344 processos judiciais na área da saúde apenas. No Brasil, a demanda sobe para 240.98.

Os números fazem parte do levantamento que vem sendo realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2010 com todos os tribunais de Justiça e tribunais Regionais Federais que julgam casos referentes à área. Grande parte destas ações diz respeito à solicitação de medicamentos de alto-custo que não constam na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), reivindicação por procedimentos médicos e por vagas em hospitais públicos.

Ceará entre os estados que mais exportam têxteis

Segundo a Associação da Indústria Têxtil Brasileira, o Ceará está incluído entre os estados que mais exportaram tecidos e confecções para o exterior.

Essa lista é a seguinte, na ordem transmitida pela ABIT:

São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás.

Os países que mais importaram produtos da indústria têxtil brasileira foram Argentina, Estados Unidos, Venezuela, Holanda, Paraguai, Colômbia, Uruguai, México, Chile e Peru.

É exatamente nesses países que a China concentra a venda de seus têxteis, a preço que, em muitas vezes, é menor do que o custo de produção.

Tags: , , ,

Dados de caixas-pretas do voo 447 são recuperados



Investigadores do acidente com o voo 447, da Air France, conseguiram com sucesso recuperar todas as informações capturadas no gravador localizado nas caixas-pretas da aeronave, informaram hoje funcionários, segundo o jornal The Wall Street Journal. O voo partiu do Rio de Janeiro no dia 31 de junho de 2009 e seguiria até Paris, porém caiu no Oceano Atlântico. Todas as 228 pessoas a bordo morreram.

Uma equipe internacional liderada por especialistas franceses revisou durante o fim de semana as gravações de voz e outros dados do acidente, informou em comunicado o Escritório de Investigações e Análise para a Aviação Civil (BEA, na sigla em francês).

O BEA afirmou que a equipe coletou "todos os dados" gravados no voo e "toda a gravação das duas últimas horas de voo" na cabine de pilotagem. O escritório acrescentou que "todos esses dados irão agora passar por uma detalhada análise". Essa análise levará "várias semanas", quando então será escrito um relatório parcial, a ser divulgado no verão boreal, segundo o BEA.

O Airbus A330 foi o primeiro grande avião comercial a desaparecer no meio de um voo em décadas. O acidente é o mais importante em anos a ficar sem explicação por tanto tempo. O caso levou a uma investigação criminal na França, e as autoridades francesas mostram bastante cautela ao tratar do caso.

A gravação do avião estava em excelente condição e mostrava quase nenhuma corrosão de água do mar nem tinha outros tipos de dano, segundo uma pessoa familiarizada com a investigação, apesar das caixas-pretas terem ficado quase dois anos no fundo do mar.

O gravador dos dados do voo foi projetado para capturar várias centenas de diferentes parâmetros, das operações no motor a movimentos no controle de voo, além de comandos gerados por computador e mudanças em vários sistemas automáticos. Ele foi encontrado recentemente por um robô que realiza buscas na água e chegou à França na semana passada.

O gravador de vozes no cockpit, segundo uma fonte, sofreu pequenos danos e exigiu maiores esforços dos investigadores para a recuperação dos dados. Nas próximas semanas e meses, investigadores irão editar diferentes partes das gravações para montar uma linha do tempo dos diálogos até o acidente, que até agora confunde especialistas.

Nunca as gravações digitais de um avião haviam sido encontradas em local tão profundo (quase quatro mil metros), depois de tanto tempo de um acidente. No mês passado foram encontrados destroços da aeronave, na quarta tentativa para isso.

A causa do acidente ainda é desconhecida, apesar de mensagens automáticas enviadas dos computadores de bordo pouco antes do acidente revelarem problemas nos sensores de controle da velocidade do avião. Também foram registrados vários problemas em sistemas e a perda do controle da aeronave pelos pilotos.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

O adolescente e o problemas das drogas

Entre os impedimentos para a auto-identificação, no período da adolescência, destaca-se a rejeição.
Caracterizado pelo abandono a que se sente relegado o jovem no lar, esse estigma o acompanha na escola, no grupo social, em toda parte, tornando-o tão amargurado quão infeliz.
Sentindo-se impossibilitado de auto-realizar-se, o adolescente, que vem de uma infância de desprezo, foge para dentro de si, rebelando-se contra a vida, que é a projeção inconsciente da família desestruturada, contra todos, o que é uma verdadeira desdita. Daí ao desequilíbrio, na desarmonia psicológica em que se encontra, é um passo.
Os exemplos domésticos, decorrentes de pais que se habituaram a usar medicamentos sob qualquer pretexto, especialmente Valium e Librium, como buscas de equilíbrio, de repouso, oferecem aos filhos estímulos negativos de resistência para enfrentar desafios e dificuldades de toda a natureza. Demonstrando incapacidade para suportar esses problemas sem a ajuda de químicos ingeridos os, abrem espaço na mente da prole, para que, ante dificuldades, fuja para os recantos da cultura das drogas que permanece em voga.
Por outro lado, a exuberante propaganda, a respeito dos indivíduos que vivem buscando remédios para quaisquer pequenos achaques, sem o menor esforço para vencê-los através dos recursos mentais e atividades diferenciadas, produz estímulos nas mentes jovens para que façam o mesmo, e se utilizem de outro tipo de drogas, aquelas que se transformaram em epidemia que avassala a sociedade e a ameaça de violência e loucura.
O alcoolismo desenfreado, sob disfarce de bebidas sociais, levando os indivíduos a estados degenerativos, a perturbações de vária ordem, torna-se fator predisponente para as famílias seguirem o mesmo exemplo, particularmente os filhos, sem estrutura de comportamento saudável.
O tabagismo destruidor, inveterado, responde pelas enfermidades graves do aparelho respiratório, criando dependência irrefreável, transformando-se em estímulo nas mentes juvenis para a usança de tais bengalas psicológicas, que são porta de acesso a outras substâncias químicas mais perturbadoras.
A utilização da maconha, sob a justificativa de não ser aditiva, apresentada como de conseqüências suaves e sem perigo de maiores prejuízos, com muita propriedade também denominada erva do diabo, cria, no organismo, estados de dependência, que facultarão a utilização de outras substâncias mais pesadas, que dão acesso à loucura, ao crime, em desesperadas deserções da realidade, na busca de alívio para a pressão angustiante e devoradora da paz.
Todas essas drogas tornam-se convites-soluções para os jovens desequipados de discernimento, que se Ihes entregam inermes, tombando, quase irremissivelmente, nos seus vapores venenosos e destruidores, que só a muito custo conseguem superar, após exaustivos tratamentos e esforço hercúleo.
Os conflitos, de qualquer natureza, constituem os motivos de apresentação falsa para que o indivíduo se atire ao uso e abuso de substâncias perturbadoras, hoje ampliadas com os barbitúricos, a heroína, a cocaína, o crack e outros opiáceos.
E não faltam conflitos na criatura humana, principalmente no jovem que, além dos fatores de perturbação referidos, sofre a pressão dos companheiros e dos traficantes -que se encontram nos seus grupos sociais com o fim de os aliciar; a rebelião contra os pais, como forma de vingança e de liberdade; a fuga das pressões da vida, que lhe parece insuportável; o distúrbio emocional, entre os quais se destacam os de natureza sexual...
A educação no lar e na escola constitui o valioso recurso psicoterapêutico preventivo em relação a todos os tipos de drogas e substâncias aditivas, desvios comportamentais e sociais, bengalas psicológicas e outros derivativos.
A estruturação psicológica do ser é-lhe o recurso de segurança para o enfrentamento de todos os problemas que constituem a existência terrena, realizando-se em plenitude, na busca dos objetivos essenciais da vida e aqueloutros que são conseqüências dos primeiros.
Quando se está desperto para as finalidades existenciais que conduzem à auto-realização, à auto-identificação, todos os problemas são enfrentados com naturalidade e paz, porquanto ninguém amadurece psicologicamente sem as lutas que fortalecem os valores aceitos e propõem novas metas a conquistar.
Os mecanismos de fuga pelas drogas, normalmente produzem esquecimento, fugas temporárias ou sentimento de maior apreciação da simples beleza do mundo, o que é de duração efêmera, deixando pesadas marcas na emoção e na conduta, no psiquismo e no soma, fazendo desmoronar todas as construções da fantasia e do desequilíbrio.
É indispensável oferecer ao jovem valores que resistam aos desafios do cotidiano, preparando-o para os saudáveis relacionamentos sociais, evitando que permaneça em isolamento que o empurrará para as fugas, quase sem volta, do uso das drogas de todo tipo, pois que essas fugas são viagens para lugar nenhum.
Sempre se desperta desse pesadelo com mais cansaço, mais tédio, mais amargura e saudade do que se haja experimentado, buscando-se retomar a qualquer preço, destruindo a vida sob os aspectos mais variados.
Por fim, deve-se considerar que a facilidade com que o jovem adquire a droga que lhe aprouver, tal a abundância que se lhe encontra ao alcance, constitui-lhe provocação e estímulo, com o objetivo de fazer a própria avaliação de resultados pela experiência pessoal. Como se, para conhecer-se a gravidade, o perigo de qualquer enfermidade, fosse necessário sofrê-la, buscando-lhe a contaminação e deixando-se infectar.
A curiosidade que elege determinados comportamentos desequilibradores já é sintoma de surgimento da distonia psicológica, que deve ser corrigida no começo, a fim de que se seja poupado de maiores conflitos ou de viagens assinaladas por perturbações de vária ordem.
Em todo esse conflito e fuga pelas drogas, o amor desempenha papel fundamental, seja no lar, na escola, no grupo social, no trabalho, em toda parte, para evitar ou corrigir o seu uso e o comprometimento negativo.
O amor possui o miraculoso condão de dar segurança e resistência a todos os indivíduos, particularmente os jovens, que mais necessitam de atenção, de orientação e de assistência emocional com naturalidade e ternura.
Diante, portanto, do desafio das drogas, a terapia do amor, ao lado das demais especializadas, constitui recurso de urgência, que não deve ser postergado a pretexto algum, sob pena de agravar-se o problema, tornando-se irreversível e de efeitos destruidores.

Pesquisa/Texto: Gustavo Irineu

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Cantor Marrone recebe alta médica no interior de SP

Ele foi internado após sofrer um acidente de helicóptero em São José do Rio Preto

Luís Fernando Neves/DivulgaçãoLuís Fernando Neves/Divulgação

Marrone saiu do hospital na manhã desta segunda-feira em direção à sua casa na capital paulista



O cantor Marrone, da dupla sertaneja Bruno e Marrone, recebeu alta médica por volta das 9h desta quarta-feira (4). Ele estava internado no Hospital de Base de São José do Rio Preto, a 438 km de São Paulo. O músico sobreviveu a um acidente de helicóptero na segunda-feira (2).

Veja imagens do acidente no interior

De acordo com a assessoria de imprensa do artista, ele está a caminho de sua casa na capital paulista. Por orientação médica, ele deve ficar em repouso e sem fazer shows nesta semana.

A agenda de apresentação vai ser cumprida apenas pelo parceiro Bruno, segundo a assessoria. O próximo show está previsto para esta quinta-feira (5), no Villa Country, zona oeste de São Paulo.

O cantor ficou levemente ferido após o helicóptero em que ele estava - com o secretário e o piloto - cair pouco tempo depois de levantar voo do aeroporto municipal. O acidente ocorreu na tarde da segunda-feira, na rua Clóvis Bevilácqua, na Vila Aeroporto, perto de um córrego no parque de exposições da cidade.

Segundo o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), a queda da aeronave de prefixo PT HMU ocorreu às 14h43. Ela bateu em uma torre e depois em uma árvore antes de atingir o chão. Não houve explosão.

O secretário de Marrone, Jardel Alves Borges Bezerra, também foi levado para o Hospital de Base de Rio Preto. Ele deve permanecer na UTI por mais cinco dias e está em coma induzido para controlar a pressão intracraniana, segundo a assessoria de Marrone.

Segundo o cirurgião Paulo Spada, ele foi submetido a várias cirurgias: uma para a implantação de um cateter na cabeça (para diminuir a pressão sanguínea), uma cirurgia abdominal e outras operações para corrigir diversas fraturas pelo corpo.

Já o piloto do helicóptero foi encaminhado para a Santa Casa da cidade em estado grave. Ele quebrou um braço e teve o pé esquerdo decepado, mas estava consciente no momento em que foi resgatado. Logo após chegar ao hospital, ele passou por uma cirurgia. Por volta das 21h da segunda-feira, a operação que tentou reimplantar o pé foi encerrada, mas os médicos não obtiveram sucesso. Ele foi transferido para a UTI do hospital e, de acordo com a assessoria, seu estado é estável.

Investigação

A ocorrência foi registrada no 2º DP (Distrito Policial) de São José do Rio Preto. O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica) foi acionado para investigar o caso.

Segundo a assessora da dupla, os sertanejos fizeram um show na noite do domingo (1º) em Curitiba. Marrone voltava para São Paulo para ver a filha, quando ocorreu o acidente. Na agenda da dupla estava programada a participação, na terça-feira (3), na festa de casamento do cantor Jorge, da dupla sertaneja Jorge e Mateus, em Goiânia (GO).

Assista ao vídeo:

Chuva no Nordeste deixa 13 cidades em situação de emergência

Cheias obrigaram moradores de cidades de PE e AL a deixarem suas casas

Alexandre Godim/JC IMAGEM/AE
Alexandre Godim/JC IMAGEM/AE

Queda de uma barreira na Comunidade 27 de Novembro, no Barro (PE) deixou moradores desabrigados


As chuvas que atingem a região Nordeste do país fizeram com que 13 cidades de Alagoas e Pernambuco decretaram estado de emergência. Três municípios alagoanos (Japaratinga, Jacuípe e Colônia Leopoldina) anunciaram a situação nesta terça-feira. Com isso, sobe para nove o número de municípios neste estado.

Por que as chuvas causam tantos prejuízos?

Os outros municípios que foram drasticamente atingidos em Alagoas pelas cheias são Jundiá, Novo Lino, São Luis do Quintunde, São Miguel dos Milagres, Campestre e Porto de Pedras. De acordo com a Defesa Civil de Alagoas, as regiões mais afetadas ficam nas bacias dos rios Manguaba (e seus afluentes) e Jacuípe.

O prefeito de Japaratinga, Bruno Loureiro (PMDB), explicou que as águas do rio Copaoba invadiram ruas, casas e lojas do centro da cidade. Foram mais de 15 horas de chuva que deixaram 165 casas danificadas e 35 destruídas. Ele disse que 120 pessoas já estão desalojadas.

Em Jacuípe, cidade que ainda se recupera da enchente de 2010, o rio Jacuípe voltou a subir e ao menos 200 pessoas ficaram desalojadas. A ajuda ao município só pode chegar de helicóptero. Em Colônia Leopoldina, o rio Jacuípe deixou três bairros e parte do centro inundados. De acordo com o último balanço, 200 casas foram atingidas e 52 famílias foram obrigadas a sair de suas residências nos bairros Belo Jardim, Caboje e Mussum.

O prefeito de Paripueira, Abrahão Moura (PP), informou que também que fez a primeira notificação formal para decretar situação de emergência. Os rios da região transbordaram e as águas que transbordaram destruíram casas.

Em Pernambuco, ao menos 35 cidades foram afetadas pelos temporais. As prefeituras de Água Preta, Catende, Jaboatão dos Guararapes e Primavera já decretaram a situação de emergência. O número de famílias desabrigadas foi revisto, nesta quarta-feira (4), e caiu de 943 para 847. Duas pessoas morreram em consequência das chuvas e 3.620 famílias estão desalojadas (aquelas que vão para a casa de parentes ou amigos).

Inundações

Os municípios de Jacuípe e Campestre estão localizados na bacia hidrográfica do Rio Jacuípe. As fortes chuvas que caíram no litoral norte de Alagoas e no litoral sul de Pernambuco elevaram o nível do rio, que nasce em na cidade de Ibateguara, passa por Colônia Leopoldina e separa a divisa entre os dois estados.

A nascente do rio Manguaba fica na cidade de Novo Lino. As chuvas se intensificaram na cidade e elevaram os níveis do canal até a cidade vizinha Jundiá.

Os municípios de São Luis do Quitunde, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Japaratinga e Paripueira, que ficam mais próximos do litoral, não foram afetados pela elevação dos níveis dos rios, mas pelas fortes chuvas que atingiram Alagoas na semana passada. Houve inundações após o transbordamento de pequenos córregos.

Previsão do tempo

A diretoria de meteorologia da Semarh (Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Híbridos) alertou que as chuvas devem continuar nos próximos dias. Entretanto, a intensidade dos temporais deve diminuir a partir desta quarta-feira.

Em compensação, a previsão de órgãos oficiais de Pernambuco é de que a chuva volte a se intensificar nos próximos dias. Isso pode afetar, principalmente, as cidades alagoanas Jacuípe e Campestre, que fazem parte de uma bacia hidrográfica na divisa entre os estados.

A Semarh alerta ainda que as bacias dos rios Mundaú e Paraíba, atingidas pelas enchentes de 2010, estão sendo monitoradas 24 horas pelos técnicos da Semarh e da Defesa Civil Estadual, e que até o momento não apresentam elevações significativa em seus níveis.

Assista ao vídeo:


O Fim de Osama Bin Laden

Não é o Fim do Terrorismo
De uma hora para outra o mundo é surpreendido com a notícia da morte do terrorista Osama Bin Laden, o líder e fundador da Al-Qaeda foi morto em sua casa nos arredores de Abbottabad durante uma operação secreta realizada por forças da Joint Special Operations Command em conjunção com a Cia e o governo Paquistanês.

Muitos pensavam que Bin Laden estava escondido nas montanhas entre o Paquistão e o Afeganistão, que na verdade era um misterioso vizinho da pequena cidade paquistanesa.

Vizinhos começaram a achar estranho a pouca movimentação de pessoas na mansão, que se destacava das outras casa da área em tamanho e valor.

Depois do anuncio de Barack Obama sobre a morte de Bin Laden, a segurança na casa do terrorista foi reforçada.

11 De Setembro de 2001.


Osama Bin Laden líder da Al Qaeda foi responsável por grandes por grandes ataques, sem duvida o maior deles foi as torres gêmeas World Trade Center que matou 2.996 pessoas incluindo 19 sequestradores , na manhã daquele dia foram sequestrados 4 aviões, dois deles foram lançados as torres gêmeas, outro caiu contra o Pentagáno.
As investigações do Governo dos Estados Unidos incluíram a operação do FBI, a maior feita na história, com mais de 7.000 agentes envolvidos. O Resultado da operação foi que a Al Qaeda e Osama Bin Laden tinham sido os responsáveis pelos atentados.

Milhares de Americanos foram as ruas comemorar a morte de Bin Laden, sendo que o momento é de preocupação. Muitos ainda não pararam pra pensar no que pode vim acontecer depois da morte de um temido terrorista, o terrorismo da Al Qaeda não acabou e pode sim vingar a morte do seu líder, não é o fim do terrorismo islâmico.




Pesquisa/Texto: Germano Monteiro