segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Dez cearenses em Recife só chegam a Fortaleza nesta terça após naufrágio na Itália

O Costa Concordia naufragou na última sexta-feira (13) na Itália

Os outros 10 cearenses que ainda estão em Recife e que sobreviveram ao naufrágio do navio Costa Concordia, na Itália, só devem chegar a Fortaleza na manhã desta terça-feira (17). A informação é do namorado de uma das jovens, Lucas Menezes Mesquita. Segundo ele, a namorada Carolina Bezerra e o resto dos familiares vão desembarcar por volta das 8h30.
Sete dos 17 cearenses que estavam no navio naufragado já chegaram à Capital cearense na manhã desta segunda-feira (16). A família chegou ao Brasil por Recife no fim da noite deste domingo (15), vinda de Lisboa, em Portugal. De acordo com Lucas, as dez pessoas que chegam somente amanhã resolveram ficar na Capital pernambucana, pois estavam bastante cansadas da viagem.
Avós, filhos e netos e outros parentes estavam na Europa desde o fim de dezembro de 2011 e viajam em comemoração aos 50 anos do casal Pedro Jorge e Celeste. Conforme Lucas Mesquita, a previsão era de que a família retornasse ao Brasil nesta semana. A volta, no entanto, teve de ser interrompida, devido ao naufrágio do navio na Itália.
Mortos e desaparecidos
O navio Costa Concordia levava mais de 4,2 mil pessoas e naufragou nesta sexta (13) próximo à ilha de Giglio, na Itália, após bater em um rochedo. Até esta segunda-feira (16), seis corpos já foram resgatados e 15 pessoas continuam desaparecidas. Na embarcação, havia 53 brasileiros – 47 eram passageiros e seis tripulantes. Segundo o Itamaraty, todos os brasileiros sobreviveram.
As caixas-pretas do navio já começaram a ser analisadas. As primeiras avaliações indicam que a embarcação estava a menos de 150 metros da terra firme. Também há indicações de que a Guarda Costeira da Itália só foi informada do acidente pela tripulação cerca de uma hora depois da colisão da embarcação com o rochedo.
Buscas suspensas
As operações de busca a pessoas que permanecem desaparecidas após o naufrágio foram suspensas temporariamente nesta segunda (16). Segundo o comandante dos mergulhadores da Guarda Costeira, Rodolfo Raiteri, o mar agitado devido ao mau tempo na região provocou um deslocamento de nove centímetros do navio, e as equipes foram retiradas do local.
Redação Jangadeiro Online, com informações dos familiares e da Agência Brasil

Nenhum comentário: