A Escola Enoe Brandão Sanford, no dia 15 de Abril de 2011, foi conhecer à ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ; Espaço do povo, Rádio Assembléia FM 96.7, Memorial, Plenário 13 de maio, e tiveram a oportunidade de conversar com a Deputada Fernanda Pessoa, a Deputada falou sobre a demolição da Escola para construção de um viaduto e construir uma nova escola com quadra e tudo que um aluno merece.
Saiba mais sobre a ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ.| História |                                
  |                                
  |                  
                                                     
  |                  
                                      |                  
                                    
  |                  
                                             As origens da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará remontam a 1835.  No dia 7 de abril daquele ano, o senador José Martiniano de Alencar,  que ocupava a presidência da Província do Ceará, abria os trabalhos da  primeira sessão do Poder Legislativo cearense. Cumpria-se naquele  momento o Ato Adicional assinado pela Regência em 1834, que criava as  Assembléias Legislativas Provinciais. Em sua primeira legislatura, a  Assembléia era composta por 28 deputados e 7 suplentes e se localizava  nas proximidades da Praça da Sé. O primeiro presidente do Poder foi o  Capitão-Mor Joaquim José Barbosa.
  No ano de 1871, o Legislativo transfere-se para o chamado Paço da  Assembléia, na praça Capistrano de Abreu (rua São Paulo, no Centro de  Fortaleza), lá permanecendo por mais de um século. Foi lá onde a  Assembléia elaborou a primeira Constituição do Estado do Ceará em 1891,  ano em que foi instituído o Congresso cearense, com Senado e Câmara dos  Deputados no Legislativo estadual. A segunda Constituinte veio apenas um  ano depois, em 1892, quando ficou decidida a extinção do Senado  cearense, após breve existência, tornando a Assembléia novamente um  legislativo unicameral.
  No período da chamada República Velha (1889-1930), o Ceará teve ainda  mais três Constituições Estaduais, elaboradas em 1917, 1921 e 1925. A  Assembléia voltaria a se reunir em Constituinte em 1935, com a Era  Vargas e o retorno da eleição do Governador pelo voto indireto, a  exemplo das Constituições de 1891 e 1892. O período de redemocratização  (1946-1964), trouxe uma nova Carta Magna estadual em 1947, em período de  restabelecimento da normalidade democrática do País.
  O regime militar de 1964 fez o Legislativo estadual novamente adaptar a  Constituição do Estado à nova realidade política brasileira. Foi neste  período em que a Assembléia ganhou sua atual sede, o Palácio Deputado  Adauto Bezerra, inaugurado em 1977, na avenida Desembargador Moreira.
  Com o fim do regime militar, após José Sarney assumir a presidência da  República em 1985, é convocada nova Constituinte no Congresso Nacional,  que elabora a Constituição de 1988. Um ano após, a Assembléia elabora a  atual Constituinte do Estado, que repercute os ideais democráticos  trazidos pela Constituição Federal de 1988.
  O Poder Legislativo cearense atravessou, portanto, em seus mais de 170  anos de existência, diversos períodos da História cearense e brasileira,  passando por Império e República, sempre como a Casa onde são  discutidos os interesses dos diversos segmentos da população cearense.
 
  | 
   
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário